sábado, 26 de abril de 2014

Doce de Ruibarbo, Morango e Gengibre

Tinha comprado o ruibarbo e o gengibre já há uns dias a pensar fazer um doce diferente. Mas o ruibarbo foi ficando na gaveta do frigorífico a adiar o doce até me decidir que combinação de frutos experimentar, até que reparei que as pontas já estavam a ficar meias murchas. O que eu mais detesto é deixar estragar comida, aliás estou sempre a ralhar com a minha mãe por não ter mais cuidado em aproveitar as sobras das refeições, congelar alimentos que se podem estragar e que não se vai utilizar brevemente, organizar os alimentos em caixas herméticas no frigorífico e no congelador, etc. Conclusão, nada de deixar estragar o ruibarbo por completo, toca de fazer já um doce com ele. Como foi decisão de última hora e alguns bocaditos do ruibarbo já não se aproveitaram, a quantidade de doce não foi muita e o fruto a conjugar com o ruibarbo e o gengibre é mesmo o mais utilizado cá em casa nos doces, o morango. Significa que haverá concerteza mais oportunidades para testar o ruibarbo e/ou o gengibre com outros frutos.




Ingredientes:
  • 200 g ruibarbo
  • 200g morangos
  • 50g gengibre fresco
  • 350g açúcar amarelo


Preparação:

  1. Lave e corte o ruibarbo às rodelas. Rale ou pique o ruibardo na Bimby ou numa picadora (eu cortei-o aos bocadinhos, porque depois triturei todo doce).
  2. Coloque todos os ingredintes num tachinho e leve a lume médio até começar a ferver, mexendo de vez em quando com a colher de pau.
  3. Depois de ferver baixe para lume brando e deixe ferver cerca de 20 minutos, mexendo com alguma frequencia.
  4. Quando vir que a fruta já está bem amolecida, triture com a varinha mágica (ou se preferir encontrar alguns pedacinhos de fruta no doce, não triture) e deixe continuar a ferver em lume brando até obter o ponto estrada (ao passar a colher de pau no fundo do tacho consegue ver-se o fundo do tacho).
  5. Deite em frascos de vidro previamente esterilizados. Tape-os e vire-os ao contrário para que ganhem vácuo.

Foi a primeira vez que utilizei o gengibre no doce e gostei. Talvez para os filhos esteja um bocadinho "picante" a mais mas eu gosto assim, fica um doce bem diferente dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário